Nascimento da Primeira Internacional (conclusão )

Publié le par Justiça Social

      Dentre os assistentes estrangeiros presentes à reunião do 28 de Setembro de 1864, encontravam-se os trabalhadores franceses Tolain, Murat e Perrachon que, sendo mais artifices do que operarios ( no sentido moderno do termo ), estavam influenciados pela ideologia proudhoniana. Desiludidos da actividade politica, mas destacando-se da oposição republicana ( do Segundo Imperio ),  estes representantes dos trabalhadores franceses concentravam as suas actividades sobre o plano economico, fixando-se como objectivo a melhoria de vida da Classe-operaria -- no quadro do regimen politico e social que existia na Europa dessa epoca.

      Havia, consequentemente, uma certa contradição entre a apresentação de tais objectivos, dum dia apolitico e a participação a um " meeting " que tinha por objectivo um caracter politico -- mas a força de se desejar uma união ( entre os Trabalhadores dos diversos paises ) representava um peso de forte argumento capaz de vencer todas as outras considerações. 

      Entre os representantes, dos diversos paises europeus ( nesse Comicio de Saint-Martin's Hall ), Karl Marx fora convidado e participou, igualmente, enquanto representante dos Trabalhadores-alemães -- embora não tenha usado da palavra.

      Em conclusão: nesta reunião publica ficou decidido que seria publicado um Manifesto da Associassão  Internacional dosTrabalhadores que viria a ser fundada, um pouco mais tarde, em Outubro de 1864 -- o seu Manifesto foi redigido por Karl Marx.

      Se K. Marx foi convidado, ao Comicio de Saint-Martin's Hall, foi  pelo seu prestigio de grande teorico e chefe revolucionario do Proletariado. Refugiados na Inglaterra, depois de terem sido expulsos de França ( apos uma curta estadia na Belgica ), Karl Marx e o seu amigo Friedrich Engels tinham criado a primeira  organização-de-partido, chamada << Liga dos Comunistas >>. Esta "liga" era o resultado da re-organização da antiga << Liga dos Justos >>, criada em Paris, em 1836 -- na forma de sociedade-secreta e que compreendia, sobretudo, artifices cujas visões socialistas tinham o cunho da utopia.

( acontinuar no Domingo, dia 27 de Maio de 2012, sob o titulo: " As Origens " ).
Leia outras das nossas publicações, em:

2) http://filosofia-xauteriana.blogs.sapo.pt

Podera encontrar-nos tambem, em:

1) FACEBOOK: LiberdadeReal JustiçaSocial

2) TWITTER: pablonodrade1

Enderecem os Vossos E-mail's para:

1) filosofia-xauteriana@numericable.fr

2) ltsc@iol.pt

3) pablonodrade@sapo.pt

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article