A Liga dos Comunistas N°4

Publié le par Justiça Social

      Friedrich Engels prossegue:

     -- No Verão de 1847, reuniu-se em Londres o primeiro congresso da Liga; G. Wolff era o representante das comunas de Bruxelas, enquanto eu representei as de Paris. Principiamos por concluir a reorganização da Liga. Todos os antigos titulos misticos, que datavam do tempo dos conspiradores, foram suprimidos e a Liga ficou organizada em comunas, circulos, circulos-directores, conselho-central e congresso,  tomando o novo nome de " Liga dos Comunistas ".

      -- " O objectivo da Liga " é a queda da burguesia, o reino do proletariado, a supressão da velha sociedade burguesa ( fundada sobre os antagonismos de classes ) e a fundação duma sociedade-nova, sem classes e sem propriedade-privada. Este, o seu Artigo-primeiro.

      -- A propria organização era absolutamente democratica, com os dirigentes eleitos e sempre substituiveis -- modo de obstruir a entrada a qualquer veleidade de conspiração que exigisse uma ditadura, o que transformaria a Liga, pelo menos durante os anos de paz, numa vulgar sociedade de propaganda...

      -- O segundo congresso teve lugar entre os fins de Novembro e os principios de Dezembro, do mesmo ano. Karl Marx assistiu e nos seus longos debates  ( o congresso deveria durar dez dias ), defendeu a nova teoria. Todas as contradições e todos os pontos litigiosos foram tirados-a-limpo; os novos principios foram adoptados à unanimidade e encarregaram-nos, a Marx e a mim, a redacção do " Manifesto ". O que nos fizemos, imediatamente. Algumas semanas antes da Revolução-de-Fevereiro, enviamos o " Manifesto " a Londres, para ser impresso...

      -- Rebentou a Revolução-de-Fevereiro. O Conselho-Central, que até là se situava em Londres, foi prontamente transferido para o Circulo-Director de Bruxelas... Porem, este novo Conselho-Central optou por uma dissolução, passando os seus poderes a Marx, que recebeu plenos-poderes para constituir, imediatamente, em Paris, um novo Conselho-Central.

       A Liga ficou demasiado fragil para poder se colocar à frente das Massas-Populares, então em movimento em diversos paises.
( a continuar na proxima Quinta-feira, dia 14 de junho de 2012, em " N° 5 " ).
Conheça outras das nossas publicações, lendo:
Envie seus E-mails para:
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article