A Liga dos Comunistas N° 5

Publié le par Filosofia-xauteriana

      Em Março de 1850, a Liga foi re-organizada e Friedrich Engels explica-nos:

    -- A crise industrial de 1847, que tinha preparado a Revolução de 1848, passara; um periodo novo de prosperidade industrial, abrira-se; quem tivesse os olhos abertos podia dar-se conta que a tempestade revolucionaria de 1848 se estava afastando.

     Em presença desta prosperidade geral, onde as forças produtivas da sociedade burguesa se deleitavam numa total luxuria, tão propria ao quadro da burguesia, não havia espaço para qualquer verdadeira revolução. 

    Uma revolução não seria possivel senão nos periodos onde ha conflicto entre estes dois factores: as forças produtivas modernas  e as formas de produção burguesa.

     ( Todavia ), todas as tentativas feitas pelos reaccionarios para pararem ou afrouxarem a evolução social são condenadas ao naufragio. ( Texto de Marx e de Engels, publicado em 1850, na " Neue Rheinische Zeitung ", nos fasciculos V e VI ).

      Esta apreciação, fundada sobre uma analise cientifica da situação, era contestada por Ledru-Rollin e Louis Blanc, por Mazzini, por Kossuth e por outros que, em Londres, procuravam constituir governos-provisorios no exilio.  no

      Foi mesmo questão, nessa epoca, de emitirem um " emprestimo revolucionario ", na America, para realizarem uma revolução na Europa.

      Os elementos que se opunham ao conceito de Marx e de Engels dividiram-se em dois grupos e a prisão de certos militantes, na Alemanha, levou um deles ( Haupt ) a denunciar os nomes dos membros do Comité Central da Liga -- estes foram todos inculpados e convocados a comparecer perante os juizes, entre 4 e 12 de Novembro de 1852. Daqui resultou a dissolução da Liga.

 ( a continuar no proximo Domingo, dia 17 de Junho de 2012, em : " N° 6 " ).

 

Conheça outras das nossas publicações, em:

1) http://filosofiaxauteriana.wpordpress.com

2) http://filosofia-xauteriana.blogs.sapo.pt 

 

Enviem os vossos E-mails para:

1) filosofia-xauteriana@numericable.fr

2) ltsc@numericable.fr

3) pablonodrade1@gmail.com

4) pablonodrade@sapo.pt

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article