A Liga dos Comunistas N° 6

Publié le par Filosofia-xauteriana

      Friedrich Engels legou-nos a realidade das condições do desenvolvimento politico dos Trabalhadores, nos anos 1850:

     -- Nessa altura era necessario reunir, um a um, os trabalhadores capazes de compreenderem a situação dos operarios, assim como o antagonismo historico e economico que os colocava em posição oposta ao capital -- porque esse proprio antagonismo estava, ainda, em vias de formação... As raras pessoas que tinham, à força de trabalho, penetrado até à compreenção do papel historico do proletariado tinham de se reunir em segredo, escondendo-se em pequenos grupos que iam de 3 a 20 homens.

      -- As teorias que a Liga tinha exposto, entre 1847 e 1852, e que os burgueses ( nos seus conceitos peculiares ) podiam, num encolher de ombros desprezivel, classificar enquanto quimeras proprias à loucura de alguns extremistas, ou como doutrina-secreta de certos sectarios disseminados, um pouco por toda a parte, essas teorias estavam ganhando inumeros adeptos em todos os paises civilizados do mundo -- tal como os parias das minas da Silésia, ou como os pesquisadores de oiro da California. 

      -- E o fundador desta doutrina, o homem mais odiado, o homem mais caluniado do seu tempo, Karl Marx, era ( na altura da sua morte ) o conselheiro tecnico mais devotado ao proletariado dos dois continentes.

( Na proxima Quinta-feira, dia 21 de Junho de 2012, apreciaremos a correspondencia que Karl Marx enviou a Engels, a partir de 1864 ).
Conheça outras das nossas publicações, lendo:
1) http://filosofiaxauteriana.wordpress.com ( às Terças, Quintas e Sabados )
2) http://filosofia-xauteriana.blogs.sapo.pt ( às Segundas, Quartas e Sexta-feiras )
Envie seus E-mails para:
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article