Correspondecia de Marx para Engels ( 1° )

Publié le par Filosofia-xauteriana

      Em 1864, quando teve lugar a Assembleia de Saint-Martin's Hall, os delegados a este comicio não eram unanimes com os pontos de vista revolucionarios de Karl Marx mas, não obstante, ele foi designado para redigir  o Prologo inaugural da Associação Internacional, nas condições que ele proprio relata numa carta datada de 4 de Novembro do mesmo ano e dirigida a Friedrich Engels.

      O texto é o seguinte:

      -- Ha jà algum tempo, os trabalhadores de Londres enviaram aos operarios franceses um exposto sobre a Polonia, convidando-os a uma acção comum neste assunto.
      -- Por seu lado, os parisienses enviaram aqui uma delegação chefiada pelo trabalhador Tolain, o verdadeiro candidato-operario às ultimas eleições de Paris...
      -- Ficou decidido um grande comicio, para 28 de Setembro, convocado para Saint-Martin's Hall, por Odger ( sapateiro e presidente do Conselho da London Trade's Unions e especialmente da Trade's Unions Suffrage Agitation Society que esta em boas relações com Bright ) e Cremer, pedreiro e secretario da " União dos Pedreiros ".
      -- ( Foram estes dois homens que organizaram o grande comicio das Trade's Unions, para a America do Norte, em Saint-James'Hall, assim como a manifestação Garibaldi ).
      -- Um certo Le Lubez enviou-me um despacho, perguntando-me se eu me interessava aos trabalhadores alemães e se eu queria, em particular, fornecer um operario alemão como orador no comicio, etc. Apontei-lhe Eccarius, que se saiu espectacularmente bem. Quanto a mim, em posição no estrado, desempenhei o papel do personagem mudo.
( no proximo Domingo, dia 24 de Junho de 2012, acrescentaremos outras precisões de Karl Marx, sob o titulo " Correspondencia N° 2 ).
Complete este blog historico, lendo:
Envie seus E-mails para:
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article